quarta-feira, janeiro 10, 2007

Porque nós defendemos a vida!

5 comentários:

Anónimo disse...

Porque nós amamos a vida!
Sou mãe e amo a minha filha, amo-a desde que soube que estava grávida.
É interessante que com 6 semanas de gestação, conseguia ver o coração da minha filhota a trabalhar... a ecografia não deixava dúvidas, com 6 semanas de vida a minha filha já era um ser lindo e maravilhoso!

Por tudo isto e porque amo a vida
digo: NÃO AO ABORTO

Elisabete Patrocinio

Anónimo disse...

Os factos são outros : A vida está no cérebro consciente : Um feto não é vida .

Acho que há aqui um grande equívoco...
Vá a http://simivg.googlepages.com
e verá como o único voto justo e pela vida é o voto sim .

Anónimo disse...

Acho interessante a sua forma de ver a vida.. se a vida para si "está no cérebro consciente" tudo o que o/a rodeia é morto?
assim, se voce ficar sem braços e sem pernas, sem nariz e sem boca... esses orgãos são mortos não interessam porque o que lhe interessa é que o seu "cérebro" está vivo.

Um feto não é vida?? então o que é vida??

Um feto é um "calhau" que está no meio da rua?

Um feto... posso chamar um bébé?

Um bébé talvez seja muito forte, pode ferir algumas pessoas mais sensiveis...
Não se aborta um bébé, porque um bébé já implica "vida" então aborta-se um feto... então estamos a tratar de adjectivos.

O nosso problema é como tratamos as "coisas"...

Desculpe, não o tinha percebido...

Feto para mim é sinónimo de bébé, sinónimo de vida, sinónimo de amor!

Continuo : "Por tudo isto e porque amo a vida digo: NAO AO ABORTO"

Antonio Appleton disse...

Sr.Anónimo

A vida está no cérebro consciente?
É claro que quem tem cérebro pode pensar (logo existir-como dizia um sábio),mas há que ter cuidado com as palavras....
Em primeiro lugar,porque acha bem não deixar o que chama de feto vir a ter o seu cérebro?
Em segundo lugar, sabe muito bem que há gente absolutamente inconsciente,... apesar de ter cérebro...(se fôssemos "conscientes" ..não seriam necessárias tantas leis para precaver e punir abusos, arbitrariedades, etc)
Em terceiro lugar, diga-me o Sr. o que pensa que o mundo da ciência diz em relação ao início da vida.
Em quarto e ultimo comentário, teria todo o gosto em que me explicasse porque é que o voto sim é o único voto justo... e para quem!

Anónimo disse...

Senhora Elisabete Patrocínio

Está certa, se ficar sem braços, sem nariz e sem boca quero que continuem a considerar-me vivo porque tenho cérebro . E que me considerem morto se ficar sem cérebro, mas com braços, pernas, nariz e boca . Quer que seja de outro modo ?
Sabe perfeitamente que não há uma fronteira 100% delimitada entre o mundo inanimado e sem vida que se pode manipular como nos convém e a vida de um ser humano adulto de plenos poderes, com direito à vida e ao voto
Para min a fronteira entre a “pedra” e o direito à vida está na consciência . O feto às 10 semanas não pode fisicamente ter consciência porque a consciência existe no cérebro e esse órgão não está lá .
A questão é, onde é que põe a sua fronteira e com que critérios ?
Uma consequente questão é se acha que as suas ideias são tão fortes e óbvias que eu nem sequer devo ter o direito de agir em coerência com aquilo que penso ?
Só me dá a liberdade para estar em paz com o que penso se votar Sim . É que eu reconheço-lhe o direito de marcar a sua fronteira . Porque é que não quer permitir que cada pessoa possa marcar a sua fronteira até às 10 semanas ?

Senhor António Appleton

Não deixar o feto ter cérebro vem da conduta ética de quem é criador de vida que me serve de referência :
Temos matéria prima e transformamo-la em vida . É que a matéria prima não tem direitos . Não se vai por a comer proteínas em grande quantidade para tornar algumas delas vivas por irem parar ao seu cérebro ? E também não podemos por-nos a fabricar filhos ao Deus dará, porque senão ficamos rodeados de crianças sem condições e somos responsáveis por esse crime : Temos crianças maltratadas, sem terem a vida boa que merecem, por nossa culpa .
Para não sermos criminosos temos que manipular convenientemente a matéria prima . O aborto é utensílio dessa manipulação .
Quanto à consciência, não é essa a que eu me refiro, é a “intuição mais ou menos clara que temos dos fenómenos psíquicos; todo o conhecimento imediato; sentimento de si mesmo” in Porto Ed 7ed e não o “esmero; rectidão justiça, escrúpulo” in idem
Cientificamente, o termo vida não indica a vida que deva ser preservada e protegida . A vida, biologicamente falando diz respeito à capacidade de se auto reproduzir autonomamente . Não tem sentido falar em vida biológica para defender a vida, nomeadamente, porque cada um de nós destrói milhões dessas vidas todos os dias .
Eu considero que o voto Sim é o voto justo porque considero injusto que algumas pessoas possam viver a sua vida em coerência e outras, pensando como eu, não possam ter direito à sua paz, e à sua ética de criadores de vida .

Free Blog Counter