quinta-feira, janeiro 11, 2007

Um livro que vale a pena





ABORTO - Uma Abordagem Serena
Autor(a): Neves, João César das
ISBN: 9789728818815
N. Páginas: 136
Formato: 16,5 x 24

Este livro pretende fazer uma abordagem serena do aborto e das questões incontornáveis que se levantam no debate sobre este tema. Segundo o seu autor, «este debate é o teste em que a nossa geração vai provar a sua dignidade e a sua elevação. A luta por uma sociedade digna e uma vida com sentido trava-se hoje neste campo. [...] O debate à volta da despenalização do aborto não é uma simples discussão política. Trata-se de um confronto civilizacional decisivo, em que se joga o futuro da nossa sociedade. O que está em causa não é a sorte de algumas pessoas, mas toda a nossa cultura, porque as posições que se digladiam são duas formas opostas de ver o humano».


No debate sobre o aborto, sobrecarregado de opiniões nem sempre bem fundamentadas e esclarecidas e perpassado muitas vezes de extremismo e intolerância, faz falta uma exposição clara e lúcida como esta de João César das Neves, que não deixará ninguém indiferente.

1 comentário:

Antonio Appleton disse...

Não li o livro mas quase que aposto que JCN não deixou de apelar à defesa dos valores culturais típicos de uma visão judaico-cristã do pensamento e prática cristã que, século após séculos moldou a face desta europa que nos serve de berço: o humanismo cristão, a sua visão da vida, a sua permanente luta para irradicar a "lei do mais forte", e luta para a instalação da justiça segundo uma visão do homem revelado e elevado à sua verdadeira dimensão e dignidade de filhos de Deus!A Cristo devemos isso, pela sua estada e ensinamento.
Cristo obriga o homem a olhar o homem, ligou-os num só corpo que se chama "Humanidade", sendo Ele, para os cristãos, a cabeça do edifício desse reino onde "o leão dormirá com o cordeiro"!
É nessa paz, que se vai construindo ao longo das gerações,que se inscreve o primeiro grande valor de toda a criatura humana: a defesa da vida, como santuário inviolável!
Não respeitar a vida desde o início é arruinar a hipótese de construir uma paz duradoura e uma solidariedade que une vidas e homens, e colocar em seu lugar a divisão e a violência dos mais fortes sobre os mais fracos, um verdadeiro retrocesso civilizacional, cujos "valores" me eliminam...quando eu não tiver "valor comercial".
É isto que se passa, entre outras coisas, com o aborto a pedido: não ter, para muitos, "valor comercial" e tratado como um "resíduo perigoso".Pobre humanidade que se diz culta e "avançada" que vai perdendo a memória da sua origem e destino.

Free Blog Counter